Célula 17/5/16
1ª Igreja Presbiteriana Renovada de Maringá – PR. REUNIÃO – 17/05/2016.
1. Quebra Gelo: Você sabe o que siguinifica o seu nome, ou porque o recebeu?
2. Passar a visão= Os motivos de estarmos aqui reunidos são: edificar e abençoar um ao outro, amar e cuidar bem de cada um. Crescer e multiplicar. (2 min.)
3. Apresentar todos os presentes para que. (Fale seu nome) (2 min.)
4. ORAÇÃO = 1 Minuto.
5. Louvor = 01 ou 2 corinhos (5 a 8 minutos.)
6. Palavra = Compartilhar – 25 - 30 minutos. (ver abaixo)
7. Oração = (pode colocar uma cadeira no meio do grupo e orar um por um) (5 a 8 mim.)
8. Avisar e Convidar Todos para Domingo às 9 horas E.B.D. e 19:30 Culto da Família.
9. (total de tempo = mais ou menos 01 hora).
10. Convidar para a célula da próxima semana.
11. Final = Comunhão (comer e beber).
MENSAGEM A SER COMPARTILHADA: Domingo 15/05/2016 – Pr. Robson
Tema: COMO VENCER AS DIFICULDADES E BUSCAR NOVOS DESAFIOS – I Crônicas 4:9-10
Há situações na vida - de sofrimento, dor, provações - que parecem ser definitivas... São quadros que parecem que nunca vão mudar... As reações das pessoas diferem nestas situações. Há aqueles que se acomodam, suportando o pesado fardo; outros além de suportar, ainda realimentam o sofrimento! Mas há também aqueles que reagem! O cronista registra a história do povo de Israel na monarquia unida desde Adão até Davi com o foco na Aliança de Deus com o povo hebreu, com atenção especial nos patriarcas. E de repente ele dá uma pausa e relata sobre um homem que nasceu marcado pela dor, e fadado a sofrer, que não se acomodou. Através da fé em Deus, e por meio da oração, Deu uma virada radical na sua vida... Seu nome é JABEZ! QUEM ERA “JABEZ” Da tribo de Judá. Significado do seu nome = "SOFRIMENTO" - porque foi gerado com muitas dores...”AQUELE QUE CAUSA DOR” Naqueles tempos ao se dar nome a um recém-nascido, não se escolhia simplesmente o nome mais bonito, procurava-se um sentido, um significado para o nome que se ia dar... Assim, os nomes próprios tinham significado, e de um modo geral todos conheciam os significados dos nomes uns dos outros. De tal forma isto estava entranhado na cultura daquele tempo que, ao se pronunciar o nome de alguém, estava vivo na memória o significado daquele nome. O que Jabez fez que o tornou mais nobre do que os seus irmãos?
1- “Se me abençoares muitíssimo…” Bênçãos espirituais. Tg 4.2 “Não tendes porque não pedis”. O Foco de Deus é vidas (Mat 6.33) Ele quer transformar, te prosperar para você investir em vidas, no reino Dele. Jabez queria que o ciclo de sofrimento chegasse ao fim para que ele fosse benção na vida das pessoas. Nosso objetivo aqui é ganharmos almas para Jesus. Deus hoje sonda o teu coração e abre as portas dos céus. Declare: Senhor me abençoe muitíssimo para que eu seja um abençoador nas multidões.
2- “…e meus termos ampliares…” Ele pediu a Deus o alargamento de suas fronteiras (1Cr 4.10) Jabez não era um homem acomodado. A sua visão determina a sua posse. Ele olhava para frente e queria conquistar mais terreno, queria alargar o espaço da sua tenda, queria ampliar seus horizontes e conquistar novas fronteiras.
3- “…e a tua mão for comigo...” Ele suplicou pela presença de Deus (1Cr 4.10) – Jabez entende que seus sonhos não podem ser realizados se a mão de Deus não for com ele. A „mão do Senhor‟ é um termo bíblico para expressar o poder e a presença de Deus na vida de seu povo - Js 4.24. “Ele assim fez para que todos os povos da terra saibam que a mão do Senhor é poderosa e para que vocês sempre temam o Senhor, o seu Deus”. Ec 59.1 “Veja! A mão do Senhor não está encolhida que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir”.
4- “… e fizeres que do mal não seja afligido!” Ele clamou pela proteção de Deus (1Cr 4.10) –Você precisa entender a importância de pedir Senhor me livre do mal. Jabez compreende que a jornada da vida é cheia de perigos. Há caminhos complicados, inimigos traiçoeiros, temores gigantes. Precisamos da proteção divina. Jabez pede livramento do mal e do maligno. Ele compreende que somente Deus pode nos livrar dos laços e armadilhas do maligno. Jabez sabe que não pode vencer sem a proteção do Altíssimo, por isso clama e roga o livramento não apenas do maligno, mas também da aflição decorrente de sua investida. Não temos força nem armas suficientes em nós mesmos para entrarmos nessa batalha; mas, com a força do Todo Poderoso e revestidos com sua armadura podemos triunfar.
Conclusão: O texto de 1 Crônicas 4.10 termina dizendo: “E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”. Deus responde as nossas orações. Ele muda a nossa sorte. Ele transforma choro em alegria, vales em mananciais, a estratégia do inimigo em porta da esperança. Faça o que Jabez fez. Clame também ao Senhor e você verá que um novo tempo poderá raiar também em sua vida!
PERGUNTAS: QUE ÁREA DA SUA VIDA TEM LHE CAUSADO DOR?
QUAL OU QUAIS DIFICULDADES TE IMPEDEM DE BUSCAR NOVOS DESAFIOS?
