O individuo e a Fé
O individuo e a Fé
A oração une a alma a Deus. Conhecer a Deus é possível, e tal conhecimento é obtido por meio de uma vida devocional pessoal e de práticas espirituais. A dimensão pessoal e particular é importante na vida espiritual. Aparece traçada na vida de diferentes pessoas de fé por toda a Bíblia. A Bíblia e o testemunho cristão subsequente trazem uma distinção clara entre a vida pessoal e o testemunho.
O maior problema está, no entanto, em como combinar as duas coisas. Uma delas poderá ser facilmente descartada em favor da outra. A relação de Deus vem primeiro para o individuo para, então, expandir-se na sua vida. Cada pessoa deve ter um testemunho particular que precisa ser confrontado com os Testemunhos de todos os que, com sua fé, compõem o cenário da história.
De modo muito claro, a fé exige direcionamento: devoção pessoal e fé precisam de doutrinas e de dogmas comuns a todos. Se isso é verdade, como podemos conciliar fé e prática?
A fé é identificada como “a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem” (Hb 11.1), esta claramente colocada num contexto de relacionamento; a relação entre Deus e cada indivíduo que tem coragem de confiar em Deus, apesar do que se pode tocar, ver, ouvir ou experimentar. Para cada um de nós, essa segurança baseia-se em coisas sobre as quais nos contaram e que foram trazidas até nós.
Fé, portanto, pode ser identificada como um relacionamento verdadeiro que existe entre o Cristão e Deus e que deve ser diferenciado.
FILIPE BARBOSA REGATIERI